Vida e obra

Nesta seção são apresentadas algumas passagens da vida da poetisa e escritora, algumas referências a obras e trabalhos publicadas, e não apenas isso: cada uma das obras enumeradas trará sua história.

Minha vida

Sou cearense. Minha avó materna - já que a paterna não conheci, pois ela morre quando eu era muito pequena -, dizia que eu havia nascido em Limoeiro do Norte, cidade do interior do Ceará, mas o meu registro diz que eu sou natural de Fortaleza - imagine que ninho de rato- e fui registrada em Mossoró – Rio Grande do Norte... Antigamente era assim mesmo. E ainda tinha mais: quando a criança era registrada, depois do nome vinha o sobrenome do pai e em seguida o da mãe. Era machismo até dizer chega.
Filha de um artista plástico comunista, admirador de Luiz Carlos Prestes, e de uma mãe cheia de ternura, dos oito filhos do casal eu fui a única a absorver as ideias do meu pai. E disso não me arrependo. Mas a sensibilidade herdada do meu pai me fazia sofre com aquele quadro de sofrimento do povo da minha região.

Este e muitos outros traços de minha vida estarão no meu próximo livro -  De lá pra cá, memórias e poemas - que pretendo lançar brevemente. Veja detalhes na página de abertura deste blog.




Aqui vamos enumerar minhas obras, uma a uma. Posterior e oportunamente vamos tecendo comentários sobre cada uma em particular.


Obras:

Libertas quae sera tamem – 1967

Esta obra tem uma história muito curiosa e, até certo ponto, angustiante, Vejamos:

Após minha fuga do Brasil, depois de muito sofrimento - muita gente nem imagina- cheguei finalmente à Bolívia. A adaptação foi difícil. Teria sido impossível não fosse certas pessoas (exilados como eu, porém já lá há mais tempo), que me apoiaram e ampararam na adaptação. A situação era difícil pra todos, imaginem pra mim, que estava acabando de chegar, só com a roupa do corpo e alguns trocadinhos no bolso...
Foi graças a algumas dessas pessoas que fui saindo da clandestinidade e adentrando à sociedade artística de La Paz. Nunca fui profissional, mas ganhei alguns trocados tocando violão e cantando canções brasileiras nas noites bolivianas, graças aos contatos desses novos companheiros. Eu era la cantante brasileña. Claro que passei muitos dissabores, muitas privações, mas graças à solidariedade dos brasileiros sobrevivi.
Nessa conjuntura desfavorável encontrei uma pessoa que me incentivou muito a escrever meu primeiro livro, esse livro. Essa pessoa, e esse fato, eu cito no meu recente livro De lá pra cá - memórias e poemas. mas a história de Libertas quae saera tamem, nãoImaginem as dificuldades: a falta de dinheiro, a falta de instrumentos, arquivos, máquina de escrever e local de moradia etc. Não era como hoje, com computador, notebook, tablet, etc., quando tenho até um escritório. Era tudo na perna, e no improviso.
Dessa forma, esse livro que não existe havendo existido, que devido aos atropelos de minha vida de exilada perseguida até na Bolívia (quando assassinaram o Che me prenderam por trinta dias), não sei onde foi parar. Era uma obra com muitos erros datilográficos (as máquinas tinham até tipos improvisados), escrito em Espanhol por uma brasileira na minha situação... E se perdeu. 
Ainda tenho como um de meus objetivos resgatá-lo. Já consegui reaver o Prólogo (vide no meu último livro), mas falta o restante. É uma questão de reaver uma obra de valor  inestimável para mim, mas também uma questão de credibilidade, porque havia muita gente que, quando eu dizia que havia publicado um livro na Bolívia, me olhava meio atravessado. Mas o Prólogo, já está aí!.



Tabosa x Moduan Matus – 1993

Ah... Voltei do exílio e vim morar aqui em Cabuçu, numa casinha pobre, próximo a minha família, mas independente. Vivia numa situação daquelas: sem emprego, dinheiro minguado. Fui aos poucos me enturmando na cultura, conhecendo pessoas e dando ideias. Havia uns poetas com quem me reunia, e entre eles o Moduan Matos. Um dia cheguei pra ele e sugeri: vamos publicar um livro?
"Como, Lirian, nós não temos dinheiro...". 
- A gente dá um jeito.
Não foi fácil. cata uns trocados aqui e ali, e saiu essa pequena coletânea de poemas da qual só tenho um exemplar. Mas foi um marco de meu regresso.

Pequena Mostra Poética – 1995
O Quarto – 1997
Umas e Outras – 2002
Lírios – 2009, e
De lá pra cá - obra que será lançada em 06 de maio de 2014.


Antologias:

Escritores brasileiros – 1986
Nova poesia brasileira - 1986
Anos 90 -  poetas na baixada - 1997
Santa poesia – 2001
XXI poetas de Iguassú – 2002
Poema caótico – 2011


Seus trabalhos figuram também em jornais e revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie-nos seu comentário.